CASE DE SUCESSO
Case Miracula/PT


Lançada em 9 de agosto de 2002, a Lojinha Virtual do PT (Partido dos Trabalhadores) vendeu logo no seu segundo minuto de vida 200 reais para uma pessoa de Picos, no Piauí. Sem nenhuma divulgação e com um grupo inicial de 22 produtos bastante simples, a Lojinha vendeu 2 milhões de reais, se tornando a segunda maior contribuição de campanha à presidência de Lula.

Luís Roberto Demarco, Presidente do Grupo Nexxy Capital, teve a idéia da Lojinha do PT depois de ler uma nota veiculada no Jornal Valor Econômico. A nota dizia que o comércio eletrônico do PT não funcionava e sabendo da alta tecnologia Miracula, surgiu a possibilidade de fazer uma parceria com o partido. A loja foi feita em apenas um dia! Nenhuma outra desenvolvedora tem condições para tal feito!

A loja virtual do PT se transformou em uma das mais poderosas ferramentas de arrecadação e divulgação da campanha já vistas neste país, visto que, a Internet atinge hoje quase todo o território nacional, levando assim material para cidades que não teriam acesso. Todos os CPFs são checados automaticamente no site, e a contribuição de milhares de Petistas feita na loja é transparente e anti-corruptiva.

Os nomes dos doadores e compradores de material da campanha do Lula são facilmente acessados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por exemplo, e a dependência de contribuições vindas de outras fontes, que muitas vezes compromete o candidato, fica muito menor e limpa para averiguações.

Hoje, são comercializados em torno de 100 produtos na loja virtual. Além do material de campanha (botons, camisetas, bonés, entre outros), uma linha de produtos mais aprimorada e cara foi lançada ainda no final da campanha à Presidência da República chamada Grife PT. Pessoas públicas gostaram da linha e começaram a usar os produtos como a jornalista Ana Paula Padrão, da Rede Globo, que apresentava o Jornal da Globo com uma caneta da Grife PT. O relógio com a estrela do PT (R$ 90,00) virou coqueluche e até hoje é um dos produtos da Grife mais vendidos na Internet.

A Lojinha do PT recebe mais de 400 visitas todos os dias e vende em média 27 mil reais por mês (média tirada entre janeiro/2003 e junho/2003). Novos produtos são lançados todo mês, campanhas de e-mail marketing, desenvolvidas pela Miracula com tecnologia NetCallCenter, são disparadas toda a semana para a base de clientes da loja virtual, sendo que o valor mínimo de compra é R$30,00. A publicidade fixa é feita por meio de um banner no site oficial do PT (www.pt.org.br) e o endereço www.miracula.com.br/pt direciona os clientes para a loja virtual.

A Miracula disponibilizou toda a tecnologia para o comércio eletrônico da Lojinha do PT. A segurança, que é um ponto muito importante para as informações on-line, foi muito bem feita. No período das eleições, a loja sofria cerca de 1.000 tentativas de ataque todos os dias e nenhuma foi bem sucedida. A rapidez e agilidade do software Miracula para inclusão de novos produtos, emissão de relatórios, gerenciamento de pedidos, permitem que a loja continue sendo um sucesso e as contribuições cheguem ao partido, mesmo em época não eleitoral.

Para saber mais sobre a Miracula, acesse: www.miracula.com.br
 
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