Lançada em 9 de agosto de 2002, a Lojinha Virtual do PT
(Partido dos Trabalhadores) vendeu logo no seu segundo minuto
de vida 200 reais para uma pessoa de Picos, no Piauí. Sem
nenhuma divulgação e com um grupo inicial de 22 produtos
bastante simples, a Lojinha vendeu 2 milhões de reais, se
tornando a segunda maior contribuição de campanha à presidência
de Lula.
Luís Roberto Demarco, Presidente do Grupo Nexxy Capital,
teve a idéia da Lojinha do PT depois de ler uma nota veiculada
no Jornal Valor Econômico. A nota dizia que o comércio eletrônico
do PT não funcionava e sabendo da alta tecnologia Miracula,
surgiu a possibilidade de fazer uma parceria com o partido.
A loja foi feita em apenas um dia! Nenhuma outra desenvolvedora
tem condições para tal feito!
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A loja virtual do PT se transformou em uma das mais poderosas
ferramentas de arrecadação e divulgação da campanha já vistas
neste país, visto que, a Internet atinge hoje quase todo o território
nacional, levando assim material para cidades que não teriam acesso.
Todos os CPFs são checados automaticamente no site, e a contribuição
de milhares de Petistas feita na loja é transparente e anti-corruptiva.
Os nomes dos doadores e compradores de material da campanha do
Lula são facilmente acessados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
por exemplo, e a dependência de contribuições vindas de outras
fontes, que muitas vezes compromete o candidato, fica muito menor
e limpa para averiguações.
Hoje, são comercializados em torno de 100 produtos na loja virtual.
Além do material de campanha (botons, camisetas, bonés, entre
outros), uma linha de produtos mais aprimorada e cara foi lançada
ainda no final da campanha à Presidência da República chamada
Grife PT. Pessoas públicas gostaram da linha e começaram a usar
os produtos como a jornalista Ana Paula Padrão, da Rede Globo,
que apresentava o Jornal da Globo com uma caneta da Grife PT.
O relógio com a estrela do PT (R$ 90,00) virou coqueluche e até
hoje é um dos produtos da Grife mais vendidos na Internet.
A Lojinha do PT recebe mais de 400 visitas todos os dias e vende
em média 27 mil reais por mês (média tirada entre janeiro/2003
e junho/2003). Novos produtos são lançados todo mês, campanhas
de e-mail marketing, desenvolvidas pela Miracula com tecnologia
NetCallCenter, são disparadas toda a semana para a base de clientes
da loja virtual, sendo que o valor mínimo de compra é R$30,00.
A publicidade fixa é feita por meio de um banner no site oficial
do PT (www.pt.org.br) e o endereço
www.miracula.com.br/pt
direciona os clientes para a loja virtual.
A Miracula disponibilizou toda a tecnologia para o comércio eletrônico
da Lojinha do PT. A segurança, que é um ponto muito importante
para as informações on-line, foi muito bem feita. No período das
eleições, a loja sofria cerca de 1.000 tentativas de ataque todos
os dias e nenhuma foi bem sucedida. A rapidez e agilidade do software
Miracula para inclusão de novos produtos, emissão de relatórios,
gerenciamento de pedidos, permitem que a loja continue sendo um
sucesso e as contribuições cheguem ao partido, mesmo em época
não eleitoral.
Para saber mais sobre a Miracula, acesse:
www.miracula.com.br